Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade do Pará

A LIMFAC é a primeira liga acadêmica voltada à atenção primária no estado do Pará. Fundada no dia 14 de setembro de 2011, surgiu como um pequeno grupo de estudos, que tinha o objetivo de estudar o sistema de saúde brasileiro. Mais tarde, o grupo cresceu e, hoje, possui membros de diversas Faculdades de Medicina e Enfermagem do estado, e abrange temas na área da Medicina de Família e Comunidade e da Atenção Primária à Saúde.

 

Desde 2011, a LIMFAC organiza aulas abertas, e discussões de temas da Atenção Primária entre seus membros, em reuniões quinzenais. Incentiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre a Atenção Primária entre seus membros; publica trabalhos em congressos de âmbito regional, nacional e internacional e promove eventos, como simpósios e seminários em parceria com a Associação Paraense de MFC - APAMFC - e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC. Além disso, em parceria com a APAMFC, participa de campanhas de promoção e prevenção à saúde voltadas à população paraense.

 

É filiada à Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família e Medicina de Família e Comunidade – ALASF. Desde 2013, integra a Comissão Discente dos Congressos Brasileiros de Medicina de Família e Comunidade, promovidos pela SBMFC, e em 2016 integrou a Comissão Discente da 21ª Wonca World Conference of Family Doctors.